Mulher com apelido de 35 letras tem de mudar de nome Uma mulher residente no Havai não pode usar o seu apelido de 35 letras em documentos como a carta de condução

15-09-2013 05:23

"Exma. Sra. Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele, o seu nome é demasiado grande para constar na carta de condução." Foi mais ou menos por estas linhas que Janice Lokelani Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele soube que teria de usar uma versão diferente do seu apelido, mais reduzida, ou usar o nome de solteira.

Isto porque Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele é o nome do seu falecido marido.

Janice nasceu em Nova Iorque e trabalhou em Wall Street até 1991, altura em que se mudou para a ilha do Havai, onde casou com um nativo, de quem herdou o apelido de 35 letras.

Em entrevista para uma estação de televisão local, Janice afirmou que a alteração do seu último nome "é um desrespeito aos havaianos" e acrescentou: "O estado nunca se deu ao trabalho de meter o meu nome na carta de condução".

É que na carta de condução da queixosa constam 'apenas' 34 letras do apelido de... 35. As limitações de espaço impedem que a Sra. Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele tenha o documento oficial com primeiro e último nome. Assim, na carta de condução consta apenas Keihanaikukauakahihuliheekahaunael, onde deveria ler-se Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele.

PROBLEMAS COM A AUTORIDADE

Mandada parar por um agente de trânsito havaiano, Janice mostrou-lhe a carta de condução, com o último nome incompleto, e o seu bilhete de identidade, que, com capacidade para um total de 35 letras, tem apenas o seu apelido completo, mas mais nenhum nome. "Onde está o seu primeiro nome", terá perguntado o agente, levando como resposta: "Não me culpe. Isto é responsabilidade do seu departamento".

Felizmente para Janice, que se mostra orgulhosa das ligações ao Havai e que deseja respeitar o nome do seu falecido marido, a situação irá em breve resolver-se, depois de vencer uma batalha legal que irá levar a que o departamento dos transportes havaiano passe a permitir até um máximo de 40 caracteres nos documentos.

Não chega para exibir o primeiro e o último nome desta mulher, mas já não terá problemas em relação a cortar alguma letra do singelo apelido Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele.

 

Fonte: CM


Crie o seu site grátis Webnode